domingo, 24 de novembro de 2013

Aula 10 ( Ficha de trabalho )


1- Descreva o que define a Lei de Moore.

Ela diz que, a cada 18 meses, o número de transistores existentes em um processador aumenta 100%
2- Indique quais os tipos de memória cache que conhece.

Existe o tipo L1, L2 , L3


3- Indique a capacidade de memória de cada uma das caches.

L1 - 8 a 64 KB
L2 - 256KB
L3 - 4 a 8 MB


4- Indique o que distingue a cache L3 das outras.

Como é possível verificar pela figura a cache de nível 3 é partilhada pelos núcleos de um CPU.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Aula 4 ( Ficha de trabalho)

4.1- Velocidade do teu processador em Hz

AMD Quad-Core A4-5000


1,5GHz = 1,5 biliões de ciclos por segundo


4.2 Para um processador com 36bits de barramento de dados, qual é o total de memória que consegue endereçar? 


2^36 =68719476736

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Arquitetura de Von Neumann (Ficha trabalho)





1-Em que ponto principal é que a arquitetura de Von Neumann era tão inovadora para a época?

-Von Neumann sugeriu que as instruções fossem armazenadas na memória do computador. Pois elas eram lidas de cartões perfurados e executadas, uma a uma. Armazená-las na memória, para então executá-las, tornaria o computador mais rápido, já que, no momento da execução, as instruções seriam obtidas com rapidez eletrônica.

2-Qual a linguagem que se propunha trabalhar com a sua arquitetura?

- A linguagem que se propunha trabalhar com a sua arquitetura era linguagem binária, 0's e 1's, em que o 1 correspondia a ligado e 0 a desligado

3-Quais os blocos que a arquitetura apresentava e as suas principais funções?

Os 3 blocos que a arquitetura apresentavam eram :

- Memória é o que permite ao computador guardar os dados temporariamente ou pernamentemente, em que o CPU irá processar.

-  Unidade de Control que tem como objectivo de ir buscar os dados na memória, instrução por instrução e executá-los.

- Unidade Lógica e Aritmética  é um circuito digital que realiza operações lógicas e aritméticas.



4-Qual foi o primeiro computador a utilizar esta arquitetura? Em que ano?

O primeiro computador a usar esta arquitetura foi o Edivac em 1946.


5-Esse primeiro computador era baseado em relés eletromecânicos, válvulas de vácuo ou transístores?

- Válvulas de vácuo
. 6-Os atuais computadores ainda se baseiam nesta arquitetura?

- Sim

Apresente o esquema gráfico da arquitetura de Von Neumann.





quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A Evolução dos Computadores

1. A Evolução dos Computadores


É sabido que os humanos sempre tiveram a necessidade de calcular, seja para dividir os animais em grupos, definir os limites de suas terras ou repartir a comida. Usou-se os dedos, fez-se marcas na areia ou nas pedras, mas num determinado momento esse tipo de técnica já não era mais suficiente para cálculos mais complexos foi então que a tecnologia começou a surgir.


2000 a.C. – O Ábaco

Há cerca de quatro mil anos (2000 a.C.), povos primitivos desenvolveram sistemas de cálculo e numeração mais poderosos do que os até então existentes, mas sem usar nenhum “aparelho” para isso. Por volta de quinhentos anos mais tarde, surgia o primeiro instrumento capaz de calcular com precisão e rapidez. Composto de varetas (pedaços de madeira dispostos paralelamente) e pequenas bolas, nascia o primeiro modelo de Ábaco conhecido. Todavia, somente muito tempo depois surgia um modelo mais evoluído e que é usado até hoje no oriente: o ábaco chinês. Existem diversos modelos de ábaco, como o russo ou o japonês, mas a versão chinesa tornou-se a mais conhecida mundialmente. O ábaco mostrou-se tão eficiente e simples de usar que nada melhor que ele surgiu até o século XVII.

1622 d.C. – A régua de cálculo



Por volta do século XVII, pensadores do mundo todo se empenhavam em desenvolver sistemas cada vez mais complexos e eficientes de calcular. Um dos métodos mais eficazes descobertos na época foi criado pelo escocês John Napier, que introduziu à comunidade científica o cálculo logarítmico em 1614. A própria palavras logaritmo foi escrita pela primeira vez por Napier a partir do grego “logos” (que significa razão) e “aritmos” (que quer dizer números). A junção das duas, em português, seria algo como “razão dos números”. Os cálculos e tabelas criadas por Napier após exaustivas horas de cálculo foram usados por William Oughtred por volta de 1620 para desenvolver a régua de cálculo.

1642 – A máquina de Pascal

O próximo passo no desenvolvimento de máquinas de calcular foi a invenção da primeira “engenhoca” capaz de somar ou diminuir números muito rapidamente. A Pascalina, como foi apelidada a primeira calculadora mecânica, foi criada quando Pascal tinha apenas dezoito anos. O modelo desenvolvido pelo jovem inventor consistia em uma caixa contendo rodas dentadas e engrenagens, que conforme se encaixavam, produziam os cálculos visados. O operador girava as rodas dentadas de modo que os números a serem somados ficassem expostos no mostrador. Cada casa decimal era representada por uma roda diferente, isto é, uma era a unidade, outra a dezena, a seguinte a centena e assim por diante. Comercialmente, a Pascalina foi um fracasso pois não foram produzidas mais de cinqüenta unidades e seu preço era excessivamente alto.
1672 – A Calculadora de Leibniz

A Máquina de Pascal era boa, mas as operações mais complicadas e trabalhosas (multiplicação e divisão) ficavam de fora de seu círculo operacional. Como uma evolução da Pascalina, o alemão Gottfried Leibnitz, na ânsia de agilizar os intermináveis cálculos astronômicos (conhecidos por ele durante uma visita, em Paris, ao astrônomo Christian Huygens), se empenhou em aprimorar o modelo de Pascal. No ano seguinte à visita, Leibniz finalizava sua calculadora mecânica capaz de fazer facilmente cálculos envolvendo as quatro operações fundamentais e ainda extrair a raiz quadrada. O modelo era muito parecido com o de Pascal, mas com componentes extras que agilizavam os cálculos e se moviam dentro da máquina, otimizando os cálculos repetitivos.
 
1822 – A Máquina que “ficou no papel”

Charles Babbage era um matemático inglês que sempre buscou a precisão matemática até os limites da perfeição. Numa publicação científica do ano de 1822, Babbage escreveu sobre uma novíssima máquina capaz de calcular e imprimir longas tabelas científicas. A máquina que construiu, portanto, se empenhava em calcular funções (logarítmicas, trigonométricas, etc) sem o auxílio de um operador. Esse modelo ficou conhecido como Máquina de Diferenças. Após vários anos de trabalho, Babbage não conseguiu construir a máquina que ambicionava, ficando o protótipo muito abaixo do esperado pelo matemático. Babbage ainda construiu a menos conhecida Máquina Analítica. 


1801 – O Tear Programável

Em 1801, Joseph Marie Jacquard desenvolveu uma maneira rápida e eficiente de padronizar os desenhos nos tecidos de sua fábrica. Ele introduziu nos teares um sistema de cartões perfurados que representavam justamente os desenhos pretendidos. Jacquard ficou tão satisfeito com os resultados obtidos que se viu tentado a despedir vários funcionários logo depois da implementação do sistema – coisa que fez tempos depois.


1943- Válvulas de vácuo 





Inicialmente desenvolvida para a indústria radiofônica.Possibilitou cálculos milhares de vezes mais rápidos do que com os anteriores relés electromecânicos 

1943- Transístor


O transístor é componente eletrônico que começou a popularizar-se na década de 1950, tendo sido o principal responsável pela revolução da eletrônica na década de 1960. São utilizados principalmente como amplificadores e interruptores de sinais elétricos , mas também são usados como retificadores elétricos num circuito podendo ter varias funções

1951- Univac





Os desenvolvedores do Mark I, Mauchly e Eckert, lançam o primeiro computador comercial.O UNIVAC (Universal Automatic Computer) era eletrônico e armazenava dados em fitas magnéticas. Este computador foi produzido pela empresa Remington Rand. O primeiro comprador foi o Departamento Americano do Censo de 1951.

1975-Altair



Em 1975, surge o Altair 8800, um computador também pequeno vendido como kit de montar em uma revista americana (como qualquer kit que se compra em fascículos de revistas, mês a mês). O Altair só podia ser montado por alguém que entendesse de equipamentos eletrônicos, o que não era muito popular.


1976- Apple I

Em 1976, outra dupla de jovens (com menos de 20 anos de idade), Steve Jobs e Steve Wozniak, iniciou outra empresa que mudaria o rumo da informática: a Apple. 
Os dois se dedicaram ao desenvolvimento do que viria a ser considerado o primeiro computador pessoal: Apple I.


1976- Apple II




Em 1976, a dupla de jovens lança a nova edição Apple II foi o primeiro computador a ter sucesso comercial.


1984- Macintosh


Primeiro computador a apresentar interface com o usuário